sábado, 4 de junho de 2016

Cerimônia das Areias


Olá noivinhas!

Hoje vim trazer pra vocês uma ideia para a cerimônia de casamento: a cerimônia das areias.


A Cerimônia das Areias Coloridas é um ritual simbólico que pode ser realizado em um casamento ecumênico ou mesmo durante um matrimônio religioso tradicional, desde que seja permitido pelo celebrante. 

Cada areia usada no rito é de uma cor diferente e traz um significado especial, o que torna o momento ainda mais bonito e romântico. É,  ao contrário do que muitos pensam, não é exclusivo para casamentos na praia, pode ser feito em qualquer local.

Quando somente os noivos participam da cerimônia, são colocados no altar dois vasos com areia, um para a noiva e outro para o noivo - cada um de uma cor - e um terceiro vaso, maior e vazio. Seguindo a orientação do celebrante, a noiva e o noivo pegam seus vasinhos e vão despejando juntos as areias no vaso maior. Depois de misturadas no vaso, as areias não poderão mais ser separadas, assim como o casal.


Em outra versão da cerimônia, são disponibilizados vasos com areias coloridas também para os pais dos noivos, para os padrinhos e convidados especiais (avós, filhos, etc.). Primeiro, pai e mãe da noiva e do noivo colocam suas areias (geralmente brancas, simbolizando a paz da família ou a presença de Deus). Em seguida vêm as areias dos padrinhos e convidados, cada uma de uma cor. No final, as areias dos noivos, para celebrar a união de todos em torno da nova família.

As cores das areias podem ser escolhidas por questões estéticas ou por seus significados. 

No final do rito, as areias que são despejadas no vaso maior formam um lindo desenho e a peça pode ser usada como objeto decorativo na nova casa e, claro, lembrança do Grande Dia e do compromisso assumido.

  • Vermelha - amor, paixão
  • Verde - esperança, tranquilidade
  • Amarela - luz, energia, prosperidade
  • Rosa - romantismo, sensualidade
  • Azul - saúde, serenidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário