quarta-feira, 23 de março de 2016

Começando os Preparativos da Festa

Ao se iniciar os preparativos de seu casamento é necessário ter algumas coisas em mente. Falei um pouco da definição do estilo do casamento neste post.

 Hoje vou falar um pouco mais sobre o planejamento deste dia.

  • Orçamento
 A primeira coisa a ser feita é definir seu orçamento. Não adianta querer fazer uma festa gigantesca com os fornecedores mais caros se você e seu noivo não tem condições para o mesmo. Pesquise bastante diversos fornecedores até encontrarem o que melhor atender as suas expectativas, seja financeiramente e de qualidade.
  • Gastos
Defina e divida os gastos. Quem vai pagar o que, se a família pretende ajudar e como pretendem ajudar (se vão pagar uma parte, se o casal optou por DIY e a família também colocará a mão na massa, etc).
  • Tipo de cerimônia
 O casal deve decidir juntos o tipo da cerimônia: se irão se casar na igreja, se forem de religiões diferentes,mas irão fazer uma cerimônia seguindo uma religião específica, se não pretendem envolver religião, etc. Em casos de cerimônias religiosas fora da igreja também é a hora de ver se o padre ou pastor faz a cerimônia em outro local e se cobram taxas.
  • Local da cerimônia e da festa
 O ideal é procurar o local para a cerimônia e para a festa entre 1 ano e 6 meses antes do casamento para evitar problemas com datas e conseguir o melhor preço. Muitos casais, com a intenção de economizar, optam por fazer a cerimônia e festa no mesmo local.
  • Buffet
O buffet deve ser definido na mesma época em que se define o local da festa. Muitos locais já fornecem o próprio buffet, o que faz com que o valor comparado a buffets de fora fique menor. Sempre é bom ver diversos buffets com degustações, para garantir a qualidade da comida servida aos convidados. Tome muito cuidado ao escolher o buffet.
  • Bebidas
Nem todos os buffets fornecem bebidas, portanto atente-se a isso! Muitas vezes é necessário contratar serviços de bartender ou comprar por fora.
  • Convites 
Os convites devem ser feitos em uma gráfica ou para quem preferir economizar e fazer em casa imprimir em uma boa impressora é fundamental para que não saiam borrados ou distorcidos. Os convites devem ser entregues entre 3 a 4 meses de antecedência. Não se esqueça dos convites individuais e da lista de presentes.
  • Roupa dos Noivos
As roupas dos noivos devem ser escolhidas com muita calma e procurada em mais de uma loja. As noivas devem ficar atentas com modelos e o número de provas antes do casamento, para que não tenha nenhuma má surpresa no grande dia.
  • Foto e Filmagem
 Na hora de escolher os fotógrafos de seu grande dia é necessário tomar muito cuidado. Veja recomendações, prazos de entrega, qualidade das fotos. Lembre-se que são memórias que ficarão registradas para sempre!
  • Assessorista/Cerimonialista 
 Como todo o evento, é necessário ter alguém no controle das coisas para que nada saia do planejado. Deve ser alguém de confiança e responsável. Atualmente tem diversos profissionais para esta função.

Uma dica é organizar tudo (orçamentos, checklist, etc) em uma agenda para não se esquecer nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário